[Download] "TEMPO-MEMÓRIA: EDUCAÇÃO, LITERATURA E LINGUAGENS" by Ana Maria Haddad Baptista, José Roberto Garcia, Silvana Monteiro Gondim, Karla Roberta Brandão de Oliveira, Shirlei Aparecida Alves Tarzia, Aguinaldo Pettinati, Nelci Marques Batista, Beatris de Moura Rocha Sugai, Elizângela Gomes Nascimento, Janaina Campos Peres Venditti & Nayara Oliveira Viana # Book PDF Kindle ePub Free
eBook details
- Title: TEMPO-MEMÓRIA: EDUCAÇÃO, LITERATURA E LINGUAGENS
- Author : Ana Maria Haddad Baptista, José Roberto Garcia, Silvana Monteiro Gondim, Karla Roberta Brandão de Oliveira, Shirlei Aparecida Alves Tarzia, Aguinaldo Pettinati, Nelci Marques Batista, Beatris de Moura Rocha Sugai, Elizângela Gomes Nascimento, Janaina Campos Peres Venditti & Nayara Oliveira Viana
- Release Date : January 27, 2019
- Genre: Education,Books,Professional & Technical,
- Pages : * pages
- Size : 2456 KB
Description
A Educação, institucional ou não, nas mais diferentes épocas buscou, mesmo que subjacentemente, uma forma de existência mais humana. Respirável. Menos tediosa. Mais comprometida com os verdadeiros valores que nos conduzem durante a vida. A Educação, mesmo que acusada, pela maioria dos meios de comunicação e outros, de que jamais consegue cumprir seus ideais, justamente, é o movimento inefável e quase imperceptível de buscar um aprimoramento do homem. Este ser solitário que busca, incansavelmente, por mais que disfarce, motivos para viver uma humanidade mais plena e solidária. Ou uma solidão mais atenuada?
Esta coletânea é a prova de confiança de que um educador, quando, realmente, está comprometido com aquilo que faz e, sobretudo, acredita que suas expectativas (no sentido de elevação) em relação aos seus alunos, pode se tornar concreta. Em outras palavras: foi proposto aos alunos, integrantes deste livro, (orientandos) de Iniciação Científica, mestrado e doutorado que escrevessem parte de suas pesquisas. A proposta inicial foi de que se colocassem de forma reflexiva, justamente, para tentar buscar uma posição crítica para aquilo ao qual se propunham em seus trajetos de pesquisadores. Deixassem que seus pensamentos se movimentassem, minimamente, apesar das fontes de consulta e do rigor acadêmico. E a proposta está aqui materializada.
Cada texto contido neste livro teve uma orientação muito leve da organizadora. Por mais que os autores buscassem nossas intervenções e trilhas...isso não aconteceu. Cada um teve que exercitar suas respectivas capacidades de pesquisa, criatividade e intuição (no sentido rigoroso do conceito). Acreditamos que não existe outra forma de crescimento, em especial, no que tange à pesquisa. Eternamente um ato de coragem, desafio, extremamente solitário e faz com que cada autor se depare com suas insuficiências, eis um processo necessário. Emancipatório.
Fala-se muito em autonomia intelectual. Muito. Mas quando posta em prática ela quase d